É muito importante para pessoas em situação de rua saberem que podem contar com o apoio do projeto, podem investir em educação, podendo dese...

É muito importante para pessoas em situação de rua saberem que podem contar com o apoio do projeto, podem investir em educação, podendo desenvolver capacitação para o trabalho, se sentido seguras preparadas para ter seu próprio negócio. Podem, inclusive, construir em conjunto com outros participantes do projeto seu próprio empreendimento, formando um grupo de cooperativa, em conjunto com pessoas que entendem e respeitam sua história de vida e/ou compartilham experiências semelhantes e que a partir daí podem encontrar sentido e valorização.
“Acredito que o Projeto Empreendedorismo de Rua / Oportunidade / Dignidade / Respeito, é o incentivo que as pessoas em situação de rua precisam para se valorizar, se olhar e refletir sobre sua saúde mental e física. Dessa forma, durante o acolhimento, passam a se reconhecer como cidadãos que integram a sociedade e não mais invisíveis ou esquecidos.”
O papel do Projeto é facilitar ou ser fio condutor do desenvolvimento desse grupo de pessoas, que precisam encontrar motivação sendo incentivados a recomeçar e viver por conta própria. O projeto terá a implantação da casa social 'CASA SÃO JOSÉ' a qual tem no nome uma referência de família de Nazaré que é exemplo da valorização da família. Na casa, o grupo de pessoas acolhidas possuem o objetivo de se tratar e encontrar fortes motivos para abandonar as drogas, álcool, se livrando da depressão, adotando hábitos mais saudáveis, se tornando, assim, uma pessoa mais responsável consigo mesma. Uma oportunidade de recomeçar do zero sua própria vida.
Os integrantes do projeto lidam e convivem com pessoas frágeis, por vezes doentes que vivenciaram de maneiras diferentes a vida, cada uma com sua história, traumas e sofrimentos. O projeto conta equipe multidisciplinar: são profissionais de saúde, psicólogos, psiquiatras, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, especialistas na área da saúde mental e que irão cuidar caso a caso.
Muitas vezes a a família os abandona, a sociedade discrimina e o governo negligencia cuidados fundamentais a essas pessoas, que se encontram perdidas, doentes e que precisam de muita ajuda para se livrarem dessa condição. Receber ajuda, definindo um propósito de vida, dando a direção certa a ser seguida, por meio de atividades empreendedoras pode revelar grandes empresários.

Durante o processo, serão feitas consultas, palestras e, o principal, as pessoas serão ouvidas e, posteriormente, prescrito o diagnóstico, será trabalhado o perfil psicológico objetivando o retorno destes seres humanos a tranquilidade e bem-estar próprio, se sentindo valorizados. Por fim, reinseridos adequadamente ao convívio familiar, quando for o caso, e inserido de volta a sociedade.
A nossa missão é proporcionar, em conjunto ao tratamento psicológico, cursos voltados ao empreendedorismo, onde essas pessoas se mantêm com as mentes ocupadas e motivadas a voltar para a sociedade como novos cidadãos. Apesar das limitações, todos somos seres humanos e temos o direito de sonhar com o futuro e acreditar no próprio negócio.
“Temos espaço para ser fabricantes e distribuidores de diversos produtos, tirando as pessoas das ruas e do tráfico de drogas que assola cerca de 100 mil pessoas em todo território nacional”, afirma Carla Cristina Severiano.
A superação de nossas fraquezas nos ajuda a encontraremos sentido para nossas vidas. Uma vez superadas as dificuldades podemos contribuir para uma cidade mais inclusiva, um estado mais solidário e um país melhor para todos.
Nenhum comentário