A fome e o desemprego que assolam nossa gente são implacáveis! É urgente superar as adversidades unindo forças entre sociedade civil e gover...
A fome e o desemprego que assolam nossa gente são implacáveis! É urgente superar as adversidades unindo forças entre sociedade civil e governos e enfrentarmos juntos esse desafio.
Nesse momento em que muitos ainda comemoram a vitória de um novo governo, milhares de pessoas ainda sofrem as consequências desastrosas deixadas pela pandemia de covid-19 e a falta de empatia e solidariedade do governo anterior.
Carla Severiano e Fernando Haddad, ministro da Fazenda de Lula
Ao longo dos últimos anos, tenho concentrado esforços no combate principalmente à fome e ao desemprego, criando formas de inclusão social onde sociedade e iniciativa privada somam forças e dão oportunidades àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Apesar de ser o estado mais rico do nosso país e 21º colocado no ranking das maiores economias do mundo, tendo o PIB superado o dobro da média nacional, segundo dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento (SEFAZ) de SP, a desigualdade, insegurança alimentar e fome ainda são os grandes vilões a serem enfrentados.
Por isso, é preciso fazer mais. Muito mais! Devemos erradicar a fome e o fantasma do desemprego de nossa sociedade, dando oportunidades e condições dignas aos cidadãos que se encontram em total desamparo, alerta Carla Severiano.Esse é, sem dúvidas, nosso principal objetivo: tirar essas pessoas da rua e da miséria, as reinserindo na sociedade com o apoio de partidos e governo, multiplicando ainda mais o alcance dessas ações socioeducativas. Os programas Empreendedorismo de Rua e Empreendedorismo de Favela são uma realidade que precisa ser ampliada ajudando ainda mais a tirar pessoas do desemprego, da fome e do consumo de drogas.
Minha luta é para multiplicar essa ação, onde juntos faremos a grande transformação humana, social e econômica unificando nosso projeto com políticas publicas deixando essa grande contribuição marcaca na história, afirma Carla Severiano. Essa é a razão de eu estar aqui hoje em Brasília para, humildemente e com toda responsabilidade, fazer esse apelo ao mesmo tempo em que convoco lideranças, partidos políticos e parlamentares para abraçarem essa causa que é de todos, conclui Carla.
Estamos diante da grande oportunidade de fazer a coisa certa, de ter um olhar fraterno aos necessitados, dando as mãos todos juntos, sociedade civil, iniciativa privada, partidos políticos e governo, em uma verdadeira frente ampla. Não há espaço para o fracasso, onde o egoísmo e a ganância devem ser deixados de lado em prol do desenvolvimento humano e solidário.
Esta semana em Brasília foi de muita articulação política, buscando apoio de lideranças e partidos para juntos construirmos o futuro do nosso Brasil, com ações solidárias, que priorizam o que temos de mais valioso: nossos cidadãos!
Carla Severiano em reunião como Iara Rezende do Diretório do PSB DF, 1º Secrtário Acilino Ribeiro, Secretária da Mulheres Profª. Yara Gouvêa

Carla Severiano em reunião como Iara Rezende do Diretório do PSB DF, 1º Secrtário Acilino Ribeiro, Secretária da Mulheres Profª. Yara Gouvêa

Carla Severiano em reunião como Iara Rezende do Diretório do PSB DF, 1º Secrtário Acilino Ribeiro, Secretária da Mulheres Profª. Yara Gouvêa
Carta Aberta ao Vice Presidente Geraldo Alckmin

Presidente Lula e Vice Alckmin
Prezado Senhor Vice Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Governo Lula, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho.
Venho mui respeitosamente, por meio deste documento, solicitar a V.Ex.ª. reunião para apresentar proposta de parceria em Projeto Social / Socioeducativo no qual temos por objetivo resgatar pessoas, seres humanos desamparados, perdidos e sem esperança da condição de vulnerabilidade em que se encontram.
Por meio da presente Carta Aberta, assinada simbolicamente por representantes da Sociedade Civil da cidade de São Paulo e região metropolitana, solicitamos esta audiência para discutirmos, debatermos e encontrarmos soluções adequadas para um problema de calamidade pública, que perdura por anos, atravessa gestões e governos, onde pessoas estão doentes por abuso de drogas, ou mais especificamente, pelo uso desenfreado de crack. O vício as tornam presas fáceis de traficantes que as mantêm prisioneiras do vício, perdendo tudo que tem, tendo que viver nas ruas de São Paulo, em área conhecida como “Cracolândia”.
Essa situação gera inúmeros problemas para toda a sociedade, como violência, prostituição, alimentando ainda mais o tráfico de drogas e gerando ainda mais prejuízos a cidade e ao estado. Desta forma, venho aqui aqui buscar apoio de V.Ex.ª. para encontrarmos juntos uma solução viável, por meio dos Programas Empreendedorismo de Rua e Empreendedorismo de Favela, que já contribuem significativamente, mesmo que em proporções limitadas, para resgatar e recuperar essas pessoas em situação de rua e de extrema vulnerabilidade.
Não pretendemos sair do protocolo, porém é de extrema urgência tratarmos com seriedade desse assunto visto que a fome, o desemprego, a doença e a falta de perspectiva humana não dão trégua e devem ser combatidas imediatamente. Temos toda a experiência necessária para junto ao Governo Federal ampliarmos os termos do Projeto dando assim a oportunidade a um contingente ainda maior de pessoas assistidas pelo Projeto.
O Brasil é uma potência, não só econômica, mas também da força de seu povo que é capaz de vencer qualquer dificuldade. E para que essas ações de solidariedade se concretizem é essencial a participação de todos e em especial de partidos políticos, que também cumprem um papel social, e do estado que tem a constituição como referencial na garantia de direitos a todos os cidadãos brasileiros.
Carla Cristina Severiano, Coordenadora de Projetos Sociais, Presidente do Conselho de Ética das Favelas do Brasil e militante política do Partido da Integração Nacional de 2017 a 2022.
Brasília / DF, 18 de fevereiro de 2023. (baixar carta em PDF
Nenhum comentário